ANG BRASIL | NOTA PÚBLICA ANG Nº 01/2020 SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19)
17626
post-template-default,single,single-post,postid-17626,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.4,wpb-js-composer js-comp-ver-5.0.1,vc_responsive

NOTA PÚBLICA ANG Nº 01/2020 SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19)

17 mar NOTA PÚBLICA ANG Nº 01/2020 SOBRE O CORONAVÍRUS (COVID-19)

A Associação Nacional de Gerontologia do Brasil – ANG Brasil, e suas Sessões Estaduais, são entidades de natureza técnico-científicas, de âmbito nacional, estadual e municipal, constituídas sob forma de associação de direito privado, sem fins econômicos, que tem como finalidade a melhoria das condições de vida da população idosa, bem como promover a aproximação e o intercâmbio entre especialistas em Gerontologia e entidades voltadas ao estudo e à pesquisa dos conhecimentos relativos à pessoa idosa.

Com base na declaração de pandemia relativamente à Covid-19, em 11 de março, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a ANG resolve se integrar às determinações do Ministério da Saúde, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, suspendendo tanto as atividades grupais com as pessoas idosas, com a finalidade de preservá-las, quanto as atividades presenciais da Associação.

 

Nesse sentido, a ANG, como entidade que investiga as experiências dos diversos tipos de velhices e o envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos e com atuação neste campo, sente-se na responsabilidade de prestar esclarecimentos, orientações e recomendações gerontológicas à população em geral, uma vez que entende que as indicações e precauções no manejo dos atendimentos e assistência à população, especialmente às pessoas idosas – um dos grupos de risco nesta pandemia – na forma que estão sendo divulgadas nas diversas mídias e pelas autoridades e gestores públicos, não estão dando o correto enfoque às questões referentes ao convívio social de pessoas idosas.

Diante dessa circunstância, a ANG destaca um ponto importante que necessita ser esclarecido, sob o olhar da Gerontologia: o isolamento social, a que as pessoas idosas serão submetidas neste tempo. E alerta que as pessoas idosas devem, sim, permanecer em casa, mas não sozinhas, notadamente sem assistência, sobretudo, nas áreas emocional e social, sem apoio das famílias, pois correm o risco de entrarem em depressão e chegarem a óbito, por causa desse afastamento social.

Dessa forma, considerando o momento crítico para a população idosa, a ANG recomenda medidas para diminuir o impacto e as consequências desse isolamento forçado e temporário. Assim, aconselha que sejam mantidas, para com as pessoas idosas, atitudes de ATENÇÃO e CUIDADO, por meio de diversas formas: escuta, diálogo, telefonemas, mensagens diárias, entre outras. A ANG também sugere distintas formas de ocupações neste tempo de ficar em casa (leituras, filmes, audição de músicas, organização de pertences pessoais, de retratos, participação em grupos das redes sociais, entre outros). A ANG reconhece, contudo, que os contatos físicos com as pessoas idosas sejam restritos, na medida do possível, para evitar a contaminação dessas pelo COVID-19.

 

Vamos vencer mais esta luta!

Santa Catarina, 17 de março de 2020.

 

Diretoria Executiva da ANG Brasil

Diretorias Executivas das Sessões Estaduais

Nota Pública ANG Nº 01-2020 sobre o coronavírus_COVID-19